O que é a análise com tecnologia BioAS 

A BioAS é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa, que agrega o componente biológico nas análises de rotina de solos, consistindo na análise de duas enzimas, a arilsulfatase e a beta-glicosidase que estão relacionadas a potencialidade produtiva e à sustentabilidade do uso do solo. Essas enzimas estão associadas, respectivamente, aos ciclos do enxofre e do carbono, pois por estarem relacionadas, direta ou indiretamente, ao potencial produtivo e à sustentabilidade do uso do solo funcionam como bioindicadores da saúde do solo que a análise está representando, ajudando a avaliar a saúde dos solos.  

A tecnologia BioAS vai implantar uma forma mais abrangente de interpretação da saúde dos solos, indo muito além das questões de deficiência/excesso de nutrientes e estrutura física do solo. Trata-se de uma iniciativa única no mundo, que poderá credenciar o Brasil como embaixador mundial da saúde do solo! Por todas essas razões a tecnologia BioAS é considerada como a mais nova aliada para a sustentabilidade da agricultura do Brasil. Por meio da adoção de sistemas de manejo que favoreçam a saúde do solo, com o auxílio do seu Engenheiro Agrônomo, todos saem ganhando: o produtor rural, o meio ambiente e a sociedade. 

 

Qual a serventia desta análise? 

Solos saudáveis são solos biologicamente ativos, produtivos e resilientes! Promovem a saúde das plantas, pessoas e animais além de preservar a qualidade ambiental, proporcionando, entre vários benefícios, o sequestro de carbono, mitigando a emissão de gases de efeito estufa, o armazenamento e infiltração de água e a biorremediação de pesticidas. 

Podemos comparar o BioAS com um “exame de sangue do solo”, permitindo a detecção de problemas assintomáticos da saúde do solo, antes que eles impactem no rendimento das lavouras.  

Pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa permitiram estabelecer tabelas de interpretação destes biondicadores, estabelecendo valores de referência para avaliar o estado do funcionamento biológico do solo. Deste modo, valores altos desses bioindicadores indicam sistemas de produção e/ou práticas de manejo do solo são adequadas e, principalmente, sustentáveis, mas ao contrário, valores baixos servem com um alerta ao produtor rural para que seja feita uma reavaliação do sistema de produção e adoção de boas práticas de manejo, com o auxílio de um Engenheiro Agrônomo. Deste modo, o objetivo das tabelas de interpretação dos bioindicadores é de auxiliar nas tomadas de decisões relacionadas aos sistemas de manejo adotados nas propriedades agrícolas. 

 

Como coletar suas amostras? 

Com o advento do conceito Fertbio, os procedimentos para a amostragem de solo, visando sua bioanálise, são análogos aos adotados quando o solo é coletado para análises químicas e físicas. Entretanto a profundidade de amostragem deve ser de 0 a 10 cm principalmente. Assim como as outras análises de rotina do solo, a quantidade de pontos de amostragem deve ser representativa de acordo com o tamanho da área em questão.

Maiores Informações

 

Quando devo proceder essa análise? 

Recomenda-se que seja realizada anualmente, deste modo será possível monitorar a tendência de evolução da qualidade do solo da área em questão, como por exemplo, áreas manejadas há pouco tempo podem apresentar índices baixos, mas estarem em trajetória de melhoria do solo, e vice-versa. 

 

Como será realizada a sua análise? 

O Laboratório Rural de Maringá, habilitado fazendo parte da Rede Embrapa BioAS, receberá sua coleta de solo e realizará a análise, logo em seguida, os dados coletados da análise são transferidos, via internet, para o Módulo de Interpretação da Qualidade de Solo da Tecnologia BioAS (MIQS), hospedado nos servidores da Embrapa, que através da algoritmos e inteligência artificial, executa a interpretação dos dados enviados por amostra de solo usando a base na Tecnologia BioAS, gerando os Índices de Qualidade de Solo (IQS), que são medidos com base nas propriedades químicas e biológicas em conjunto (IQSFertbio ) e separadamente (IQSBio e IQSQuim). Ao final. o resultado é transferido para o Laboratório Rural de Maringá, que gera o laudo final que é entregue ao solicitante. 

Devemos destacar que os parâmetros de referência e as tabelas de indicadores que estão envolvidos na Tecnologia BioAS, são atualizados sistematicamente com base na rede de experimentos feitos pela Embrapa para calibração e desenvolvimento desta tecnologia. Deste modo, os clientes do Laboratório Rural de Maringá sempre terão ao seu dispor laudos contendo resultados com interpretação atualizada pela Embrapa, safra a safra. 

 

O que é o Índice de Qualidade FertBio? 

Os valores resultantes da Tecnologia BioAS podem também ser interligados aos resultados das análises de rotina de química e física do solo gerando o Índice “Fertbio” de Qualidade do Solo (IQSFERTBIO), um sistema de avaliação do solo desenvolvido pela Embrapa que deixa o produtor rural ter a ciência exata da capacidade do seu solo de armazenar nutrientes, suprir nutrientes através da avaliação química e de ciclar nutrientes através da avaliação biológica. Este índice de qualidade é obra de um trabalho desenvolvido em anos de pesquisa para calibração de parâmetros que auxiliam o produtor rural a melhorar ainda mais a sua produtividade.  

Em suma! Estas análises são extraordinariamente importantes para servir de incentivo para produtores rurais, junto com seus Engenheiros Agrônomos, que já estão adotando sistemas de manejo que conservam o solo, e alertar produtores rurais e Engenheiros Agrônomos a utilizarem sistemas de manejo que possam parar com a degradação do solo e queda de produtividade da propriedade rural.